Chá de camomila, quais os benefícios da camomila?
Camomila faz bem para a saúde? Se você é um apaixonado por chá, vai gostar deste artigo porque vamos falar tudo sobre o chá de camomila! Saiba para que serve o chá de camomila e quais os benefícios deste famoso chá. Se você ainda não gosta de tomar chá, deveria repensar este hábito porque eles podem oferecer muitas vantagens como por exemplo, melhorar a digestão, reduzir o estresse e a ansiedade.
Leia também
- Cafeína, 10 alimentos que tem e talvez você não saiba!
- Gengibre faz bem para a saúde? Quais os benefícios?
O chá de camomila é a maneira mais comum de utilizar esta planta, que também pode ser comprada em forma de sachê pronto para fazer o chá. Quando a camomila é combinada com a Erva-doce ou hortelã, os benefícios podem ser ainda melhores, mas isso será assunto para outros artigos!
Chá de Camomila: Benefícios
Os principais benefícios obtidos ao tomar chá de camomila regularmente são vários, confira a lista abaixo:
- Reduz a hiperatividade
- Promove relaxamento
- Reduz o estresse
- Ajuda no tratamento da ansiedade
- Ajuda nos tratamentos de problemas no estômago
- Controla a má digestão
- Reduz as chances de desenvolver úlceras
- Alivia o enjoo
- Alivia cólicas menstruais
- Acelera o tratamento de feridas e inflamações
Chá de camomila: Tratamento
O chá de camomila também é usado para tratar vários problemas e este é o próximo tópico do nosso artigo. Conheça quais os principais tratamentos em que o chá de camomila pode ser bem útil.
Chá de camomila: Insônia
A maioria das pessoas que tomam chá de camomila ou já ouviram falar dele, é graças às suas qualidades relaxantes. Apesar desta fama, ainda não existe comprovação científica deste benefício. Porém, existem inúmeros relatos de pessoas que bebem regularmente chá de camomila e conseguiram combater a insônia. As gestantes e lactantes devem tomar muito cuidado com o consumo de chá, porque eles podem causar problemas, principalmente na gestação.
Chá de camomila: Melhora a imunidade
De acordo com estudos realizados em 2005, os resultados mostraram que os voluntários que consumiram 5 xícaras de chá de camomila por dia durante duas semanas, mostraram um aumento do nível de hipurato que está associado com compostos importantes que aumentam a eficácia do nosso sistema imunológico. Justamente por isso, é tão comum ouvir pessoas falando que o chá de camomila é bom para combater a gripe!
Chá de camomila: Alivia cólicas menstruais
Também no ano de 2005, estudos realizados mostram que houve um aumento do nível do aminoácido glicina entre as pessoas que beberam o chá de camomila diariamente por duas semanas. A glicina ajuda na redução dos espasmos musculares, facilitando o relaxamento muscular, sendo muito benéfica no combate às cólicas uterinas e tensões nervosas relacionadas ao ciclo menstrual. As mulheres que tem tumores como por exemplo, câncer de mama ou câncer de útero, não devem beber este chá sem a liberação médica!
Chá de camomila: Doenças infantis
O consumo de chá de camomila pode ajudar na prevenção e combate às cólicas e diarreia, mas é muito importante frisar que o médico deve ser consultado antes, principalmente para observar a questão da dose que deve ser muito menor para crianças e ainda menor para os bebês.
Chá de camomila: Ferida na boca
Como foi dito, o chá de camomila ajuda a melhorar o sistema imunológico e com isso, o combate às infecções acontece de uma forma muito mais eficiente. Por isso, quando existe um machucado. A cicatrização de feridas na boca como as aftas por exemplo, acontece muito mais rápido. Jamais tome chá de camomila caso esteja fazendo uso de algum medicamento.
Chá de Camomila: Receitas
Vamos finalizar este artigo deixando duas ótimas receitas de chá de camomila. Vale lembrar que os chás podem ser preparados usando apenas as flores secas ou usando o sachê de camomila.
Os ingredientes da primeira receita são:
- 2 colheres de chá de flores secas de camomila
- 1 xícara de água
O modo de preparo da primeira receita é bem simples! Ferva 250 ml de água, adicionando as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Depois você deve tampar o recipiente e deixar repousar por aproximadamente 15 minutos. Depois basta coar antes de beber.
Os ingredientes da segunda receita são:
- 1 colher de chá de flores secas de camomila
- 1 colher de chá de sementes de erva doce
- 1 colher de chá de mil folhas
- 500 ml de água fervente.
Apesar de contar com mais ingredientes, o modo de preparo da segunda receita também é bem simples! Ferva 250 ml de água, adicionando o chá de flores secas de camomila, o chá de sementes de erva doce e o chá de mil folhas. Depois você deve tampar o recipiente e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Depois basta coar antes de beber.
Estamos chegando ao final e com todas essas dicas passadas no artigo e no vídeo, certamente você já pode definir se deve ou não adicionar o chá de camomila na sua rotina diária. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Prisão de ventre, quais as causas e como aliviar gases presos?
Suco Detox para emagrecer? Quais os benefícios da dieta detox?
Ficar sem beber água, quais as consequências?
9 benefícios dos exercícios físicos na água!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.