Diferença entre sistole e diástole!
O tema de hoje é muito interessante e vai responder muitas dúvidas sobre os batimentos cardíacos! Você sabe que é sístole e diástole? Além de responder essa pergunta, o artigo de hoje do Buscar Saúde vai explicar como é feita a leitura da pressão arterial, e quais são os valores de medições considerados como normais e alterados!
Sístole e diástole: Características
Você já reparou que a batida do coração é sempre dupla, ou seja, você sempre escuta duas batidas bem próximas quase simultâneas, o famoso TUM TUM do coração. Para quem não sabe, a sístole e a diástole são estes dois estágios do ciclo cardíaco.
Leia também
A sístole é chamada fase de contração do coração, então podemos dizer que a sístole acontece quando o sangue é bombeado do coração para os vasos sanguíneos. Sendo assim, a diástole é chamada fase de relaxamento, que é quando o sangue entra novamente no coração.

Conheça as principais diferenças entre sistole e diástole
Pressão arterial: Como fazer a leitura?
Você certamente já ouviu falar da pressão 12 por 8 como boa pressão arterial, mas será que você sabia que estes valores são apenas uma forma de simplificar o resultado? A leitura da pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mmHg), sendo fornecida em dois números.
O número maior da leitura da pressão arterial é a sistólica, que é medida com a pressão máxima exercida quando o coração se contrai. Já o número menor é a leitura da pressão arterial diastólica, que representa a pressão mínima nas artérias, que é quando o coração está em repouso.
De acordo com os especialistas, a média da pressão sistólica em um adulto normal é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a pressão diastólica em um adulto normal é de 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Portanto, quando um médico ou enfermeiro diz que a sua pressão está 12 por 8, significa que na sístole foi medido 120 mmHg e na diástole foi medido 80 mmHg.
Batimentos cardíacos
Com relação aos batimentos cardíacos que são ouvidos quando encostamos o ouvido próximo ao peito de alguém, ou com o uso de um estetoscópio, o primeiro batimento é o que marca o início da sístole, e o segundo é o que marca o início da diástole.
Talvez você esteja se perguntando, mais quais são as faixas normais e anormais de pressão sistólica e diastólica. Estes dados dependem de alguns fatores como por exemplo, a idade e possíveis condições de saúde especiais.
- Nas crianças a média sistólica varia entre 95 e 100 mmHg, e a média diastólica é de aproximadamente 65 mmHg.
- Nos adultos a média da sistólica varia entre 90 e 120 mmHg, e a média diastólica varia entre 60 a 80 mmHg.
- Adultos com Hipotensão é quando a leitura sistólica é menor que 90 mmHg, e a leitura diastólica é menor que 60 mmHg.
- Adultos com Pré-hipertensão é quando a leitura sistólica for entre 121 e 139 mmHg, e a leitura diastólica for entre 81 e 89 mmHg.
- Adultos com Hipertensão estágio 1 é quando a leitura sistólica for entre 140 e 159 mmHg, e a leitura diastólica for entre 90 e 99 mmHg.
- Adultos com Hipertensão estágio 2 é quando a leitura sistólica é de 160 mmHg, e a leitura diastólica é de 100 mmHg.
Está curtindo saber todas estas informações? Envie este artigo para os seu amigos e familiares. E se quer aprender ainda mais sobre o tema, assista este vídeo abaixo que deixamos de sugestão!
Obrigado a todos que chegaram até o final e continue acessando os sites do Buscar Saúde. Tem muita informação gratuita de qualidade esperando apenas o seu acesso. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários, porque nós iremos responder com o maio prazer.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também

Saúde melhor! Dicas infalíveis para cuidar do corpo

Atividades físicas sem orientação, quais os riscos?

Quais são os sinais vitais? Como monitorar?

Atividade física, os 10 melhores benefícios!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.