Herpes tem cura? Causas, sintomas e tratamentos!
O que é Herpes? Esta doença é o tema do nosso artigo e vamos falar tudo sobre a Herpes genital, Herpes zoster, Herpes labial e Herpes anal. Vamos mostrar quais são as causas da Herpes e se o tratamento com pomada para Herpes é eficiente. Veja como se prevenir desta doença sexualmente transmissível.
O que é Herpes?
Esta doença pode ser caracterizada como um vírus que pode ser dividido em dois tipos. O primeiro tipo basicamente se associa às lesões orais, ou seja, é a famosa Herpes labial ou Herpes na boca. O segundo tipo representa aproximadamente 85% das lesões genitais, sendo conhecido como Herpes genital.
Leia também
De acordo com os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Herpes zoster tem sido a mais comum entre os brasileiros. Segundo os estudos, esta doença atinge aproximadamente 90% dos brasileiros com Herpes, e apenas 10% deste grupo consegue criar uma imunidade necessária para manter o vírus adormecido de maneira natural.
Na sequência do artigo você pode conferir muitas informações sobre esta doença sexualmente transmissível e você vai entender a importância de fazer o diagnóstico preciso da Herpes, já que esta doença não tem cura e o tratamento pode ajudar a minimizar os sintomas e incômodos causados por ela.
Herpes, quais os sintomas?
Vamos começar falando da Herpes labial que é chamada de Herpes simples. Este tipo de Herpes é causada pelo contato direto com pessoas que já está contaminada, este contato pode ser pelo beijo ou pelo sexo oral. Os principais sintomas são:
- Lesões na boca
- Crostas amarelas que coçam
- Desconforto na região
- Erupções nos lábios
- Bolhas avermelhadas
- Dor de garganta
Agora vamos falar da Herpes genital que é uma das doenças sexualmente transmissíveis! A Herpes genital pode ser evitada facilmente se a pessoa usar preservativos nas relações sexuais, além de tomar bastante cuidado com o sexo oral. A pessoa que está infectada com este vírus, sente bastante desconforto nos órgãos genitais como por exemplo:
- Dores e irritação após a relação sexual
- Manchas vermelhas
- Dores de cabeça
- Mal estar no geral
- Úlceras que podem sangrar
- Dores musculares
- Lesões genitais e bolhas
- Cascas
Partimos então para a Herpes zoster que é a infecção viral que ataca qualquer parte do corpo! A contaminação também acontece pelo contato direto com a pessoa infectada e apesar de não ser uma doença muito grave, ela pode trazer vários desconfortos na região afetada. Atualmente existe vacina para prevenir esta doença, mas após a contaminação ela não surge efeito. Os principais sintomas da Herpes zoster são:
- Aparecimento de bolhas esbranquiçadas ou amareladas
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Cócegas e coceira em regiões do corpo
- Dores de cabeça, febre e mal estar
- Calafrios
- Desconforto gastrointestinal
Herpes, quais os tratamentos?
Como as lesões e regiões afetadas são diferentes de acordo com cada tipo de doença, o tratamento correto só pode ser iniciado após consultar um médico e realizar os exames para obter um diagnóstico correto. Como a Herpes não tem cura, o uso de medicamentos por conta própria pode causar uma sobrecarga de antivirais e anti-inflamatórios que podem prejudicar o funcionamento dos rins e do fígado, colocando a sua vida em risco. Então, jamais use remédios por contra própria porque os efeitos colaterais podem ser graves e complicar ainda mais o tratamento da Herpes!
Herpes, quais os riscos?
Quando a Herpes não é tratada corretamente, as lesões podem voltar a aparecer! Atualmente existem vários métodos simples de higiene, hidratação da pele, nutrição e manutenção da saúde que ajudam a minimizar o uso de medicamentos para Herpes, vale a pena conversar com o seu médico sobre estas opções!
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Carnaval! Dicas para não passar mal
10 Graves doenças causadas por bactérias!
Ossos do corpo humano, quais são as principais doenças no osso?
Sangue, quais são as principais doenças sanguíneas?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.